Top

3 receitas práticas e saudáveis para preparar no Dia da Alimentação (hoje!)

Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia da Alimentação, instituído com o objetivo de chamar a atenção e buscar a reflexão e ações voltadas à questão da fome e qualidade da alimentação em todo o planeta.

Pensando nisso, o Blog da Arquitetura, em parceria com a Electrolux, separou 3 receitas saudáveis e práticas, preparadas pela especialista Cinthya Maggi, consultora em cozinha light, diet e dietética. Todas elas foram feitas com os eletrodomésticos da linha Expressionist Collection, que conta com liquidificador, cafeteira, jarra elétrica, tostador e mixer. Confira a seguir!


Creme de abóbora e inhame com crocante de amendoim e salsinha

Imagem do creme de abóbora e do mixer
Foto: Reprodução/Electrolux.

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Calorias: 290 a porção

Proteínas: 8g

Carboidratos: 37g

Gorduras: 13g

Gorduras Saturadas: 0,6g

Colesterol: 0mg

Fibras: 5g

Sódio: 290mg

 

Ingredientes

1 colher (chá) de gengibre fresco picado

1 colher (sopa) de azeite

600g de abóbora em cubos

300g de inhame em cubos

1 litro e meio de caldo de legumes

4 colheres (sopa) de amendoim torrado sem casca e sem sal

2 colheres (sopa) de salsinha fresca

 

Preparo

Refogue o gengibre no azeite por 2 a 3 minutos. Junte a abóbora e o inhame e mexa por mais alguns minutos. Regue com o caldo de legumes, abaixe o fogo, deixe a panela semi-tampada e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até os vegetais ficarem macios. Retire a panela do fogo e com o auxílio do Mixer Expressionist IBP50, bata até ficar um creme, na própria panela. Reserve.

Coloque no copo do Mini Processador o amendoim e a salsinha e bata rapidamente para deixar ficar com aparência crocante. Adicione ao creme de abóbora e inhame, mexa e sirva.

 

Dica para preparar o caldo em casa:

Caldo básico de legumes

Rendimento: cerca de 1 litro e meio

 

Ingredientes

3 cravos-da-índia

2 dentes de alho

1 cebola média inteira

1 cenoura média

1 tomate picado

3 talos de salsão

1 maço de cheiro verde (salsa/cebolinha verde)

3 litros de água

 

Preparo

Espete os cravos-da-índia na cebola e adicione à panela com o restante dos ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo baixo, com a panela semi tampada, até reduzir à metade. Espere esfriar, coe em uma peneira e utilize.

 

Por que é saudável: 

Esta receita é rica em alimentos funcionais, que contém, além dos nutrientes, substâncias que vão ajudar a evitar doenças e deixar o corpo mais saudável como a abóbora e o inhame. As sopas podem ajudar a ativar o metabolismo e são uma boa opção para os dias frios e para quem quer manter a forma.

O gengibre é um alimento termogênico, que faz os tecidos do corpo usarem mais energia e queimarem mais calorias. Ele deve ser consumido com moderação, pois é picante e não recomendado para quem tem problemas estomacais.

Já a abóbora é rica em betacaroteno, que vai se transformar em vitamina A no corpo, antioxidante que pode ajudar a evitar doenças. Também é rica em fibras e de fácil digestão.

O inhame é um carboidrato do tipo complexo, ou seja, de lenta digestão. Isso é bom para quem faz atividade física pois mantém a energia durante o exercício e também para os diabéticos por ter baixo índice glicêmico. Também é rico em fibras, que ajuda no bom funcionamento do intestino.

Por sua vez, o amendoim é uma boa fonte de proteína (25%) e de vitaminas essenciais e minerais. Contém niacina, ácido fólico, Vitaminas B6 e B2, magnésio, fósforo e potássio, entre outras. Ele também é rico em amido resistente, com função muito parecida com as fibras. Por ser um alimento fermentado no intestino grosso, pode prevenir doenças desse órgão. Neste processo há a formação de butirato, que contribui muito para a saúde do cólon, pois pode inibir o crescimento de células cancerígenas. 


Pasta com abobrinha e pesto de tomate seco

Foto: Reprodução/Electrolux.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Calorias: 550 a porção

Proteínas: 16,4g

Carboidratos: 70g

Gorduras: 23,5g

Gorduras Saturadas: 4,5

Colesterol:0

Fibras: 6g

Sódio: 430mg

 

Ingredientes

1 abobrinha média

1 colher (chá) de sal

500g de macarrão tipo penne integral

250g de tomate seco

1 dente de alho

50g de queijo parmesão ralado

6 a 8 unidades médias de castanha do Brasil (50g)

6 colheres (sopa) de azeite de oliva

 

Preparo

Lave bem a abobrinha e rale no ralo grosso. Reserve. Coloque 5 litros de água em uma panela e leve para ferver. Adicione o sal e o penne e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos ou até a massa ficar al dente. Escorra e volte à panela com a abobrinha. Reserve.

Faça o pesto. Coloque no liquidificador Expressionist BLP50 o tomate seco, o alho, o queijo parmesão, a castanha do Brasil e o azeite. Bata por cerca de 2 minutos. Aqueça a pasta com a abobrinha e o pesto e sirva.

Dica: se quiser um pesto mais mole vá adicionando algumas colheres de água quente enquanto bate. Para isso utilize a Jarra Elétrica Expressionist EKP50.

 

Por que é saudável:

Apesar de serem consideradas vilãs por seu alto valor calórico, as massas podem ser incorporadas em uma dieta saudável, desde que consumidas com moderação e incluindo hortaliças. As integrais contêm mais fibras, que podem ajudar a evitar aumento de colesterol e dar saciedade, evitando um maior consumo de alimentos. A adição de hortaliças como abobrinha, brócolis, acelga, espinafre e cenoura, por exemplo, enriquecem o prato nutricionalmente e ajudam a diminuir as calorias. O pesto desta receita é rico em gorduras mais benéficas como as do azeite e da castanha do Brasil, aumentando o valor nutricional.

A abobrinha é boa fonte de betacaroteno e vitamina C. Rica em antioxidantes, atua na prevenção de doenças e contém uma boa quantidade de potássio, que atua na prevenção da hipertensão, além de magnésio e cálcio para ajudar a saúde do coração.

Já a castanha do Brasil é rica em selênio e vitamina E, antioxidantes que anulam os danos causados pelos radicais livres, que são responsáveis pelo aparecimento de doenças cardiovasculares e envelhecimento.

O tomate seco, por sua vez, é rico em licopeno, um pigmento da família dos carotenoides, antioxidante potente que pode ajudar a evitar alguns tipos de cânceres como o de próstata e também protege o colesterol sanguíneo da oxidação. Ele não se perde durante o cozimento, mantendo suas características.


Café com especiarias

Imagem do café com especiarias já pronto
Foto: Reprodução/Electrolux.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 30 minutos

Calorias: 33 a porção

Proteínas: 1,3g

Carboidratos: 4,1g

Gorduras: 1,2g

Gorduras Saturadas: 0.8g

Colesterol:0

Fibras: 0g

Sódio: 7mg

 

Ingredientes

½ xícara (chá) de café em pó

1 colher (café) de canela em pó

½ colher (café) de cravo da Índia em pó

1 pitada de noz-moscada

1 litro de água

 

Para enfeitar

100g de iogurte grego

Canela em pó para enfeitar

 

Preparo

Misture o pó de café, a canela, a noz-moscada e o cravo da Índia em pó. Prepare sua Cafeteira Expressionist CMP60. Abra a tampa do tanque e encha com a água. Insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com a mistura de café e especiarias. Feche a tampa do tanque de água e coloque a jarra sobre a placa. Pressione o botão Brew. Quando acabar de filtrar, coloque o café nas xícaras. Distribua o iogurte grego por cima e polvilhe com a canela em pó. Sirva rapidamente.

 

Por que é saudável:

Nesta receita a sugestão é incrementar o café de todo dia com um toque especial. As especiarias conferem um sabor exótico e diferente e a adição do iogurte grego dá um toque especial e menos calórico que um chantilly.

O café é rico em cafeína. Apesar de ser uma substância que gera muita polêmica, é um estimulante que pode aumentar a atividade intelectual e a resistência à fadiga, desde que consumida em doses adequadas. Assim só deve ser evitada por pessoas sensíveis a ela ou que tenham problemas de saúde.

Imagem do café com especiarias e a cafeteira de fundo
Foto: Reprodução/Electrolux.

 


O Dia da Alimentação

O dia 16 de outubro não foi escolhido à toa como o Dia da Alimentação. Foi neste dia, em 1945, que foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A cada ano um novo tema é escolhido para chamar a sociedade ao debate e ações. O tema proposto para este ano de 2017 é: “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”

O tema se deve aos desafios cada vez maiores quando as pessoas têm que abandonar sua cidade e país devido a conflitos, instabilidade política, fome e pobreza. Uma das discussões promovidas diz respeito ao desenvolvimento sustentável, melhorando a subsistência rural e a segurança alimentar.


Conheça a linha Expressionist Collection da Electrolux

Essa é uma linha premium, com produtos com acabamento especial que proporcionam um visual de requinte à cozinha. Os equipamentos, em aço inoxidável, são formados por botões sensíveis ao toque e painéis em LCD – tudo para deixar a cozinha mais tecnológica e, ao mesmo tempo, prática, para ajudar no preparo de pratos saudáveis e deliciosos. Saiba mais aqui.

Imagens de produtos da Linha Expressionist Collection
Foto: Reprodução/Electrolux.