Top

9 fotos perfeitas de flocos de neve (e dicas de como fotografá-los)

Logo mais o inverno está chegando no hemisfério sul e, embora o Brasil não tenha as condições climáticas ideais para nevar, em algumas cidades da região Sul as temperaturas podem ficar abaixo de 0ºC. Para quem vai viajar para países como Chile e Argentina, por exemplo, a época é ótima para ver flocos de neve caindo.

Para os fotógrafos amadores, o inverno é um ótimo momento para testar as habilidades fotográficas e clicar flocos de neve. Confira a seguir algumas imagens incríveis de cristais de gelo que nem parecem reais.

(Foto: Andreas./flickr)
(Foto: Rachel/flickr)
(Foto: Julie Falk/flickr)
(Foto: Roswitha Siedelberg/flickr)
(Foto: Gui Seiz/flickr)
(Foto: mommamia/flickr)

Fotografando flocos de neve

O fotógrafo russo Alexey Kljatov é especialista em registrar a beleza única dos flocos de neve. Seus registros são incríveis e ele garante que não é complexo consegui-los: com uma câmera compacta Canon Powershot A650is, com zoom óptico máximo (6x), é possível fazer belos registros como este:

(Foto: Alexey Kljatov)

A lente favorita de Kljatov é a Helios 44M-5 (tirada da câmera de filme antiga Zenit, fabricada na URSS), que ele monta inversamente, na frente da câmera ótica embutida. Com isso, ele garante que a ampliação e os detalhes ficam muito melhores. Mas cada pessoa pode testar recursos do modo macro mantendo a lente externa escolhida na frente da câmera, com o zoom máximo, e tirar algumas fotos de teste.

No momento de registrar o floco de neve, o fotógrafo faz uma série curta de fotos idênticas (geralmente de 8 a 10, mas às vezes até mais de 16 cliques) e realiza a média central. Isso ajuda a reduzir o ruído e revelar detalhes finos e sutis e transições de cor.

(Foto: Alexey Kljatov)

Quanto menor a distância focal da lente externa, maior será o alcance da ampliação, mas menor será a profundidade de campo. Segundo ele, câmeras compactas são mais vantajosas do que as DSLRs no que diz respeito à profundidade de campo e mobilidade: é possível tirar muitas fotos em pouco tempo, alterando a posição e o ângulo de disparo.

A dica mais valiosa para capturar flocos de neve com a câmera fotográfica é paciência, persistência e sorte, que valem muito mais do que uma técnica fotográfica cara. Conhecer bem o equipamento que está usando e as condições do ambiente é igualmente essencial.

Imagem de flocos de neves antes de ser editada, focando o cristal de gelo (Foto: Alexey Kljatov)

Fonte: Mother Nature Network e Snowflake Macro Photography.