Top

A nova loja dos macarons mais famosos do mundo parece cenário de conto de fadas. Vem ver!

Salão de chá do Ladurée Café: décor lúdico e sofisticado (Foto: DesignBoom)

Nada como ir a um restaurante, provar pratos inesquecíveis e ainda desfrutar de um ambiente acolhedor e intimista, que desperta os sentidos e torna a experiência ainda mais marcante. Quem está acostumado a comer fora de casa sabe bem que isso é um tanto quanto difícil.

Primeiro pelo valor, geralmente acima das possibilidades. Segundo, pela própria distância, já que esses estabelecimentos podem estar a milhares de quilômetros de onde vivemos. Ambos os casos ilustram o Ladurée Café, no luxuoso Hôtel des Bergues.

O projeto é assinado pela arquiteta e designer francesa India Mahdavi (Foto: DesignBoom)

Conto de fadas

Situado em Genebra, na Suíça, o espaço foi idealizado pela arquiteta e designer francesa India Mahdavi, que imprimiu seu estilo sofisticado no ambiente: o uso de cores sóbrias em harmonia com tons pastéis, os desenhos curvilíneos e o piso com padronagens. O resultado parece ter saído de uma história de fantasia – talvez Alice no País das Maravilhas.

Não faltam espelhos, detalhes em cada superfície e um projeto luminotécnico digno de cinema. Composto por confeitaria, restaurante e salão de chá, espaços diferentes que se complementam, o Ladurée Café do Hôtel des Bergues é definido por Mahdavi como “um jardim de delícias”. Certamente, ela se refere tanto ao projeto quanto ao cardápio.

Tons pastel predominam na área de confeitaria do Ladurée Café do Hôtel des Bergues (Foto: DesignBoom)

Na parte da confeitaria, os balcões exibem formas curvas e textura canelada, com bancos e mesas em tons suaves e pastel, remetendo aos delicados doces da Ladurée. O salão de chá é um espaço reservado, projetado especialmente para eventos que necessitam de um pouco mais de privacidade.

Bancos e cadeiras verde-escuros remetem a uma floresta, enquanto os acabamentos no teto e nas paredes simbolizam uma noite estrelada ao luar. A grande sala de jantar dá continuidade ao jogo de curvas, com cadeiras onduladas combinadas aos encostos em ângulo retos.

A parede espelhada no ambiente do restaurante (Foto: DesignBoom)

Grife centenária

A Ladurée é uma grife francesa famosa pelos macarons elegantemente embalados, com estabelecimentos nos quatro continentes (a única loja da marca no Brasil, localizada no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, foi fechada).

A primeira loja, aberta em 1862 por Louis Ernest Ladurée, em Paris, era uma padaria. Em 1871, após um incêndio no estabelecimento, o proprietário decidiu transformar a Ladurée em confeitaria. Naquela época, a decoração já fazia parte do DNA da marca, contando com o talento de um famoso artista da cena parisiense, Jules Chéret.

Os famosos macarons da Ladurée (Foto: the Fork)

Fontes: DesignBoomLadurée