Top

Art Basel: a famosa Mostra de Arte Contemporânea

O que cidades que parecem tão diferentes, como a norte-americana Miami, a suíça Basileia, e a chinesa Hong Kong, têm em comum? Em todas elas acontece, em distintos períodos do ano, a Art Basel, mostra de arte contemporânea que reúne colecionadores, aficionados, além de galerias e curadores de arte do mundo todo.

ARTBASEL2015 blog-da-arquitetura

A Art Basel teve início na década de 70 na cidade de Basileia, na Suíça. Com obras de arte dos séculos XX e XXI, a iniciativa partiu de três galeristas, Trudi Bruckner, Balz Hilt e Ernst Beyeler, e ultrapassou as fronteiras suíças, chegando em 2002 à Miami, e em 2013 a Hong Kong.

Na cidade norte-americana, a mostra é um dos grandes atrativos no início do mês de dezembro, período em que os hotéis e os restaurantes aproveitam o grande interesse dos turistas, que curtem Miami, as obras de arte e toda a programação da Art Basel.

Em Hong Kong, na edição deste ano, a atividade urbana da cidade foi transposta para as obras de arte, em grandes instalações e foi uma nova experiência aos visitantes.

Fabrice Coffrini/ AFP blog-da-arquitetura
Créditos: Fabrice Coffrini/ AFP

Em Basileia, onde tudo começou, milhares de pessoas visitam a exposição, participam de debates e palestras sobre arte, e podem até adquirir obras – mas muitas delas a preços que rondam os milhões de dólares. Na Galleries Sector, os participantes podem dar um lance por pinturas, gravuras, fotografias e esculturas. Na edição de junho deste ano, entre os participantes da feira estava o ator Leonardo di Caprio.

ARTBASEL2015 blog-da-arquitetura

A Art Basel é um ponto de encontro da arte internacional: oportunidade para as galerias de arte que são selecionadas a estarem presentes, como também aos visitantes, que podem conhecer espaços como o Unlimited, com instalações inovadoras, esculturas e pinturas de grandes dimensões.

Eles ainda podem aprender mais sobre arte em tours locais com guias especializados, historiadores e guias de arte.

unlimited_bismarck blog-da-arquitetura

Em Miami, este ano, a mostra está programada para o início de dezembro deste ano, do dia 3 ao dia 6. Em 2016, acontece de 24 a 26 de março em Hong Kong, e do dia 16 a 19 de junho em Basileia.

Interessou? Ainda dá tempo de se programar para as próximas edições da Art Basel!

Confira alguns dos momentos da feira que aconteceu em junho deste ano em Basileia no vídeo a seguir:

Imagens: Art Basel e  Fabrice Coffrini/AFP

Referências: Art Basel, Carta Capital, Viaje na Viagem