Top

Visitar a cidade de Charleston é como viajar no tempo. Entenda por quê.

Entre árvores cobertas de musgos, jardins secretos, cemitérios assustadores e carruagens puxadas por cavalos sobre ruas cobertas com paralelepípedos está a charmosa Charleston. Visitá-la é como realizar uma verdadeira viagem de volta no tempo. A cidade, localizada no estado americano da Carolina do Sul, tem uma paisagem tão incrivelmente bela quanto dos cenários de filmes de Hollywood. Não é a toa que tenha sido classificada como um dos cinco melhores destinos históricos nos Estados Unidos.

charleston_south_caroline_01-blog-da-arquitetura
Fotografia da Broad Street, cidade de Charleston, SC, Estados Unidos. (imagem de Wikipedia)

+ Um pouco de sua história

Charleston é uma cidade portuária. Seu território abrange uma área de trezentos e trinta quilômetros quadrados. É, atualmente, a segunda cidade mais populosa do seu estado – chegando, em 2010, a marca de 120.083 pessoas. Sua importância história é tão grande que ela é lembrada por muitos como um “museu vivo”. Seus lugares históricos são mesmo surpreendentes, é como estar em um país totalmente diferente, mas o que encanta os turistas é a constante reinvenção dessa paisagem ao longo dos séculos.

charleston_south_caroline_02-blog-da-arquitetura
É no porto de Charleston que se encontram os rios Cooper e Ashley. Suas águas seguem até o Oceano Atlântico. (imagem de Pixabay)

Charleston foi fundada no ano de 1670. Seu nome foi uma homenagem ao Rei Charles II, da Inglaterra. Em 1840 já era uma das dez maiores cidades do país. Ela foi palco de duas das mais sangrentas batalhas, a Guerra da Independência Americana e a Guerra de Secessão. Esta segunda representou um combate entre os estados do sul, que apoiavam a escravatura e a independência, sob uma confederação; e os do norte, liderados pela união e pelo recém-presidente eleito, Abraham Lincoln, em 1861.

charleston_south_caroline_03-blog-da-arquitetura
Waterfront Park – na região ao sul da península, cercada por um conjunto de canhões de proteção da cidade, The Battery. (imagem de Pixabay)
charleston_south_caroline_04-blog-da-arquitetura
Mercado Charleston – onde funciona o Confederate Museum e o Old Slave Mart Museum, o primeiro museu afro-americano. Antes era o local onde acontecia o comércio de escravos. (imagem de Wikipedia)

+ A Arquitetura e a Paisagem de Charleston

Durante um grande período, a entrada de escravos no território americano se deu através da cidade de Charleston. Pode-se dizer que a cultura afro, a tolerância religiosa e a luta pelos direitos civis moldaram a cidade. No passado, Charleston prosperou devido às fazendas e a prática do plantio e comércio de algodão, anteriores à Guerra Civil. Hoje, percorrendo seu território, vê-se que ela apresenta muitas outras facetas. Essa região é bastante próspera e multicultural. E apesar de valorizar sua herança histórica, não significa que ela está presa ao passado.

charleston_south_caroline_05-blog-da-arquitetura
Charleston é uma cidade histórica muito bem preservada, que está entre os melhores lugares para se visitar nos EUA. (imagem de Pixabay)

A paisagem urbana do centro histórico de Charleston é composta de numerosos campanários, o que deu à cidade o apelido de ‘The Holy City’. Ainda na mesma região, podem-se ver edificações de diferentes períodos. Essa arquitetura clássica e eclética de Charleston, muito bem preservada, impressiona a todos.  A maioria das casas particulares é do século XVII ou XVIII e estão abertas à visitação. No Bairro Francês pode-se ver as paredes originais da cidade, que datam do período colonial. Desde as pedras, calçadas, paredes e portões de ferro, tudo nessa cidade tem uma história a contar.

charleston_south_caroline_06-blog-da-arquitetura
Uma das características mais incríveis da cidade são os exemplares arquitetônicos, de diferentes épocas, muito bem preservados. (imagem de Ken Lund em Flickr)
charleston_south_caroline_07-blog-da-arquitetura
Rainbow Row – casas do período colonial, construídas para serem casa, escritório e loja, ao mesmo tempo. (imagem de David Shankbone em Flickr)

+ As atrações turísticas de Charleston

Charleston é uma cidade bonita, limpa e organizada, com muito a ser visto. Portanto, é um excelente destino de férias. Durante o verão, além das várias praias deslumbrantes, como a Folly Beach e Isle of Palms, os turistas podem aproveitar os parques aquáticos, as áreas de pesca, canoagem, mergulho e windsurf. Também há o South Carolina Aquarium, o USS Yorktown – um navio porta-aviões da Segunda Guerra Mundial transformado em museu flutuante, e o Fort Smter, local onde foram dados os primeiros tiros da Guerra Civil.

charleston_south_caroline_08-blog-da-arquitetura
No turismo ecológico se destacam a área de Lowcountry e o Magnolia Plantation. Na imagem acima, um jardim residencial de Charleston. (imagem de Wikipedia)

Muitos passeios dentro da cidade podem ser realizados de carro, charrete ou bicicleta. O maior movimento turístico encontra-se nos museus e na King Street, onde há muitas boutiques, galerias de arte e restaurantes. A gastronomia também é bem valorizada. Na cidade, há salas de cocktail, cervejarias, destilarias e lojas de café. Aqueles que desejarem um passeio mais calmo podem contar, ainda, com jardins, bosques, santuários de aves, áreas para prática de golfe, a poucos minutos da agitação do centro.

Fontes: Wikipedia, Site da cidade de Charleston, Tá indo pra ondeNós no mundo.