Top

Conheça o projeto de Kengo Kuma inspirado em origamis

Assinado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, o projeto está situado em Xangai, na China

O arquiteto japonês Kengo Kuma é um dos profissionais mais populares da área de seu país. Sua fama e talento já o levaram para bem longe do Japão e perto do brasileiros: é ele quem assina o projeto da Japan House, na capital paulista.

Conhecido por um estilo contemporâneo que preza pela leveza, utilizando, principalmente, a madeira como matéria-prima, Kuma cria projetos que aliam a tradição japonesa à tecnologia. Outra característica que chama atenção em suas obras são os telhados, que parecem convidar os transeuntes a solucionar um jogo.

Exemplo disso é o edifício de uso misto da companhia farmacêutica suíça Novartis, em Xangai, na China, com desenho inspirado na centenária arte japonesa do origami: o telhado verde parece desdobrar-se para dar origem a uma nova forma.

O telhado verde é inspirado na arte japonesa do origami

Espaço multifuncional e aconchegante

O projeto se destaca no campus da Novartis, contrastando com os edifícios modernos ao redor. É como se fosse uma casa em uma área predominantemente formada por prédios envidraçados e blocos de concreto. E não é por menos: o espaço multifuncional foi planejado para receber reuniões, eventos e encontros entre os funcionários da empresa e convidados.

Justamente por ser um local destinado à socialização, ele é aconchegante. Colunas em V sustentam a estrutura, enquanto as vigas em forma de treliça suportam o telhado. O interior desfruta de luminosidade natural, graças à fachada envidraçada e às claraboias.

Esses recursos ajudam a tornar o ambiente mais claro e ecológico. O layout interno também tira proveito do design e da distribuição do mobiliário, criando uma atmosfera ainda mais convidativa.

O interior do edifício é caracterizado pelas colunas em V e vigas em forma de treliça

Fotos: Eiichi Kano. Fontes: DesignBoom, ArchDaily e Kengo Kuma and Associates.