Top

Containers viram casas sustentáveis e contemporâneas

A nova onda de sustentabilidade trouxe ideias que jamais pensamos antes. Por exemplo, uma casa feita de containers!

Isso mesmo, as conhecidas caixas de aço são, hoje, objetos de arquitetos e clientes ousados e uma boa opção para quem quer economizar muito na casa própria e abusar na criatividade.

container1-blog-da-arquitetura

Mas não pense você que as casas feitas com esse material são limitadas a pequenos espaços e têm apelo popular. Muitas são desenhadas para serem verdadeiras mansões luxuosas e com design moderno. No exterior, há moradias feitas de containers que chegam a uma área aproximada de 6 mil metros quadrados.

container11-blog-da-arquitetura

+Vantagens

Os containers, geralmente utilizados para fazer banheiros públicos ou barracões na construção civil, são alternativas sustentáveis por serem recicláveis e produzem menos entulho do que uma obra convencional. Claro que é preciso ter um olhar mais moderno e descolado para se adaptar ao novo conceito, pois a criatividade deve rolar solta para que o projeto fique bonito.

A decoração no estilo industrial está na moda e apostar nele ajuda a encarar uma casa feita com containers e tirar o aspecto de casa popular. Um design arrojado vai conseguir tirar o foco das tubulações, que ficam aparentes, por exemplo.

container12-blog-da-arquitetura

container3-blog-da-arquitetura

 

Além de serem usados para a construção completa das moradias, algumas pessoas optam por criar um só cômodo com o material, como uma cozinha na área externa da casa ou uma sala de jogos. A versatilidade também acontece na escolha dos detalhes, é possível colocar paredes de vidro, fazer revestimento em madeira ou outros materiais.

Uma das vantagens é a resistência do aço, para se ter uma ideia, um container de 40 pés suporta cerca de 30 mil quilos. Agora, é necessário que tenha revestimentos para isolamento térmico e acústico, que podem ser feitos de lã de rocha, lã de pet, XPS, drywall e OSB. Para os pisos pode-se usar os vinílicos, de alumínio, cerâmicos ou laminados.

container5-blog-da-arquitetura

+ Medidas

Existem dois tamanhos mais comuns: o container de 40 pés, que tem 29 m² (12 metros de comprimento x 2,45 metros de largura); e o menor, de 20 pés, que tem quase 15 m² (6 metros de comprimento x 3,45 metros de largura). A altura varia entre 2,60 a 2,90 metros.

Para casas maiores, é só agrupar os containers lado a lado ou um em cima do outro, na disposição que for mais viável. Como falado anteriormente, a resistência do material é muito alta, permitindo que se faça moradias de dois ou três andares.

container8-blog-da-arquitetura

+ Quanto, quando e onde?

O material é importado, e por isso os preços são cotados em dólar. Mas mesmo assim, uma casa de container considerada de lato padrão chega a baratear em 20% seu valor em cima das casas feitas de alvenaria. O preço médio do metro quadrado é de 1.500 reais, então, uma casa de 50 metros quadrados custaria 75 mil reais. Geralmente, nesse valor estão inclusos também os recortes, acabamentos de piso e gesso, instalações elétricas e hidráulicas.

container13-blog-da-arquitetura

Outro diferencial é o prazo de entrega, que varia entre um mês e meio a quatro meses dependendo da metragem. Para uma casa convencional o tempo de espera ultrapassa anos, se for analisar caso a caso. Além disso, há a questão da mobilidade, o dono tem a chance de fazer o deslocamento do imóvel caso deseje, só perdendo a parte elétrica e a saída de esgoto.

casaconteiner-blog-da-arquitetyra

+Atenção

Apesar de parecer um projeto dos sonhos: barato e que pode ser lindo e moderno, encontrar a mão de obra correta para este tipo de construção é difícil. Às vezes, se for uma estrutura mais complexa de ser levantada, pode sair bem mais caro do que o previsto e ter alguns riscos se não for feita com profissionais especializados. Procurar alguém que consiga fazer bons isolamentos acústicos e térmicos é prioridade, e vai reduzir uma série de problemas ao futuro morador.

container4-blog-da-arquitetura

Vale lembrar ainda que os containers foram criados para o transporte de cargas, portanto, não foi pensada a questão das entradas de luz ou de água, em época de chuvas. É importante que as soldagens sejam muito bem feitas para evitar infiltração e aberturas para passagem de luz.

container2-blog-da-arquitetura

container6-blog-da-arquitetura

 

container9-blog-da-arquitetura

casacontainer3-blog-da-arquitetura containercasa1-blog-da-arquitetura containercasa-blog-da-arquitetura