Top

Essas (lindas!) fotos simbolizam a beleza da simetria na arquitetura

Desde a Grécia Antiga, a simetria é fonte de obsessão na arquitetura. No Renascimento, ela era usada como uma maneira de expressar a verdadeira beleza. Já no modernismo, erradicar a simetria foi parte essencial para que houvesse uma ruptura com a história.

Até os dias de hoje, a simetria é fundamental para que se crie um senso de proporção e o olhar crítico seja exercitado, aguçando a percepção ao observar tamanhos e espaçamentos e provocando a sensação de imobilidade.

https://www.instagram.com/p/BMii0V4j7iU/?taken-by=symmetricalmonsters

Quando estamos diante de um edifício e temos a sensação de estabilidade e perenidade no tempo, ela se origina justamente da aplicação da estética simétrica nas fachadas. Entretanto, a simetria não é um elemento indispensável na arquitetura nem uma obrigação: muitos profissionais criam obras assimétricas, o que não tira o valor delas.

Para compreender melhor o conceito, basta considerar a simetria como um ponto de contato entre estética e matemática e até mesmo tida como um dos símbolos místicos, significando a unidade de toda a criação.

Se você também admira a beleza da simetria na arquitetura, conheça o perfil no Instagram que foca neste assunto, especialmente em imagens de monumentos arquitetônicos e projetos urbanísticos. Trata-se do #SymmetricalMonsters, um verdadeiro deleite para os compulsivos por perfeição. Veja abaixo algumas delas:

 

 

 

 

 

 

 

Fontes: ArchDaily, Aula de ArteManual do Arquiteto e #SymmetricalMonsters