Top

Iluminação de um jeito diferente

A iluminação de um ambiente é um dos principais quesitos de um projeto de interiores. Ao planejá-lo, é preciso considerar o tamanho do espaço, o conforto, a estética e, em muitos casos, a economia e a sustentabilidade. Afinal, em tempos de poupar gastos e recursos naturais, lâmpadas e fitas de LED acabam se tornando boas opções.

Confira abaixo alguns projetos selecionados pelo Blog da Arquitetura. Leia também o nosso post sobre Lustres e luminárias com design inovadores.

plafon led

A iluminação deste ambiente foi projetada com plafons led. Esse tipo de luminária transmite o aspecto de um ambiente mais clean, moderno e sofisticado. Produzido em material leve e de fácil instalação, sua grande vantagem é que não utilizam muito espaço do seu ambiente, diferente de outras luminárias.

iluminacao-01-blogdaarquitetura
(Foto: Jomar Bragança)

Este lavabo de um espaço comercial, assinado por Eduarda Corrêa Arquitetura & Interiores, mescla sofisticação com ambiente intimista, graças ao projeto luminotécnico, que garante iluminação indireta e realça a beleza da decoração.

iluminacao-02-blogdaarquitetura
(Foto: Leonas Garbačauskas)

Quem disse que lofts não podem ser contemporâneos e aconchegantes? O quarto de casal deste imóvel, por exemplo, aliou a cabeceira da cama à iluminação, instalada no teto. A ideia original é do Interjero Architektė (InArch), da Lituânia.

iluminacao-04-blogdaarquitetura
(Foto: Stuart Siegel)

 

A bela sala de estar assinada por Justine Sterling recebeu um complemento especial: um pendente global que remete a um candelabro, em perfeita harmonia com o décor, garantindo iluminação com estilo.
iluminacao-03-blogdaarquitetura
(Foto: Tim Crocker)
A sala de jantar integrada à cozinha, desta residência londrina reformada pelo Mustard Architects, recebeu um toque divertido e colorido por meio dos pendentes desiguais, que dão um ar mais descontraído ao ambiente.
iluminacao-06-blogdaarquitetura
(Foto: Marco Antonio / Fonte: Casa Cláudia)
Que tal outra inspiração para deixar a sala de jantar mais colorida e informal? Esta é brasileira e leva a assinatura da arquiteta Fernanda Moreira Lima, que inseriu os alegres pendentes Caja, da Bertolucci, acima da mesa.
iluminacao-05-blogdaarquitetura
(Foto: Divulgação)
Difícil escolher qual é a melhor ideia deste ambiente de Samy & Ricky, criado especialmente para a CasaCor São Paulo 2011. Porém, com certeza, a iluminação embutida é o que ajuda a torná-lo ainda mais contemporâneo e ousado.