Top

Justiça tardia: Paul Revere Williams foi o primeiro afro-americano vencedor da Medalha de Ouro do AIA

paul-revere_01_blog-da-arquitetura
O arquiteto Paul Revere Williams, primeiro afro-americano homenageado pela Medalha de Ouro do AIA (Foto: AIA)

Fundado por 13 arquitetos em 1857, na cidade de Nova York, o American Institute of Architects (AIA – Instituto Americano de Arquitetos) conta atualmente com quase 88 mil membros em todo o mundo. Em 1907, a instituição criou a Medalha de Ouro do AIA (AIA Gold Medal) e a concedeu a Sir Aston Webb.

Ao lado do Pritzker, o reconhecimento é um dos principais da arquitetura, celebrando o talento de profissionais como Frank Lloyd Wright, Renzo Piano e a dupla Robert Venturi & Denise Scott Brown.

Para 2017, os membros do júri do AIA divulgaram que a Medalha de Ouro prestigiará a carreira e as obras de Paul Revere Williams. Nascido em 1894, em Los Angeles, ele foi o primeiro membro afrodescendente do AIA e o primeiro afro-americano a receber o prêmio – embora que postumamente, já que ele faleceu em 1980.

paul-revere_02_blog-da-arquitetura
Paul Revere Williams em frente ao Theme Building, em Los Angeles, uma de suas obras mais conhecidas (Foto: AIA)

Carreira próspera

Durante mais de cinco décadas dedicadas à arquitetura, Williams projetou quase 3 mil edifícios. O início de sua carreira não foi simples: criado por uma mãe adotiva, que o incentivou a estudar e se desenvolver artisticamente, insistiu em seguir uma carreira onde a clientela era predominantemente branca, em um período no qual o racismo era visto como algo cotidiano.

Entretanto, a confiança em suas habilidades fizeram com que recebesse elogios em competições arquitetônicas logo no início da carreira, especialmente a tática para que seus clientes pudessem ver seus projetos do outro lado da mesa, sem precisar se sentar ao lado dele: desenhar de cabeça para baixo.

As residências projetadas por Williams são definidas pelo estilo tradicional do sul da Califórnia. Durante sua carreira, chegou a assinar casas para Frank Sinatra e Lucille Ball. Por outro lado, edifícios como igrejas e prédios públicos seguem uma linha mais modernista.

Veja a seguir alguns projetos assinados pelo arquiteto:

paul-revere_03_blog-da-arquitetura
Catedral do Anjo da Guarda, em Las Vegas (Foto: Modtraveler.net)

 

paul-revere_04_blog-da-arquitetura
Residência de Victor Rossetti, em Hollywood (Foto: AIA)

 

paul-revere_05_blog-da-arquitetura
Las Conchas Motel, em Las Vegas (Foto: Las Vegas Sun)

 

paul-revere_06_blog-da-arquitetura
Interior de residência em Los Angeles (Foto: California By Design)

 

paul-revere_07_blog-da-arquitetura
Segunda Igreja Batista, em Los Angeles (Foto: Wikimedia Commons)

 

paul-revere_08_blog-da-arquitetura
Residência em Pasadena (Foto: Creative Commons/Karol Franks)

Fontes: American Institute of Architects e ArchDaily