Top

Minimalismo e estilo contemporâneo em projeto arquitetônico no litoral de São Paulo

Uma casa que atrai nossos olhos e impressiona por sua beleza e características funcionais. Conheça o projeto arquitetônico da MK27

Uma casa que parece ter saído de cenas de cinema. Natureza e arquitetura misturadas em um cenário único, resultado do trabalho do escritório de arquitetura MK27 no projeto denominado “Casa Branca”, e localizado no litoral norte de São Paulo, em São Sebastião. A mistura de materiais diferentes deixou a casa, ao mesmo tempo, bem iluminada e com uma estrutura resistente a mudanças de condições climáticas, com elementos em madeira, concreto e alumínio.

projeto-arquitetônico-blog-da-arquitetura

O design do projeto é baseado em características do Modernismo Brasileiro, que é apresentado em diversos exemplos arquitetônicos no país – as obras de Oscar Niemeyer são exemplos que representam o Modernismo no país. Além disso, características do minimalismo, como a limitação de elementos apenas ao necessário.

E é impossível não sentir vontade de passar dias de folga no litoral paulista em uma casa como essa. No térreo, além da área exterior, com a piscina e área de convívio social, há também um cozinha integrada com os jardins laterais. No primeiro andar estão localizados os quartos. E o que dizer do deck jardim na cobertura?

casa-branca-blog-da-arquitetura

O projeto foi estruturado com base em uma característica comum às residências próximas ao mar, em cidades litorâneas, em que umidade e maresia costumam influenciar diretamente na estrutura e objetos da casa. O equilíbrio com a natureza e a possibilidade de criar alternativas para uma manutenção da residência, mesmo com os efeitos sofridos pelas características locais, levaram à escolha de caixilhos piso-teto e que auxiliam na ventilação e até mesmo na ampliação do espaço, criando a inexistência de barreiras entre o interior e o exterior da casa.

As imagens deste projeto de 2014, que ocupa quase 500m² podem ser conferidas a seguir. Impossível não ficar com vontade de morar em uma casa como esta:

cada-branca-5-blog-da-arquitetura casa-branca-4-blog-da-arquitetura casa-branca-6-blog-da-arquitetura casa-branca-9-blog-da-arquitetura casa-branca-11-blog-da-arquitetura casa-branca-14-blog-da-arquitetura casa-branca-13-blog-da-arquitetura casa-branca-2-blog-da-arquitetura casa-branca-4-blog-da-arquiteturacasa-branca-3-blog-da-arquiteturacasa-branca-7-blog-da-arquiteturacasa-branca-12-blog-da-arquitetura

 

Imagens: Fernando Guerra FG+SG

Referências: Fubiz, ArchDaily