Top

Polêmica: os arquitetos devem se envolver em projetos de responsabilidade social?

Construções feitas de materiais reciclados e elementos naturais para ajudar vítimas de desastres ambientais divide opiniões da área

Shigeru Ban, arquiteto japonês, venceu o prêmio Pritzker 2014 por contribuir significativamente para inovações na arquitetura e por dedicar sua genialidade à filantropia.

Ban utiliza materiais e técnicas pouco convencionais para criar estruturas sofisticadas. Algumas delas, no entanto, são projetadas com a finalidade de afetar a vida das pessoas diretamente. Ele é um dos arquitetos que buscam envolver responsabilidade social à arquitetura.

haiti shiheru ban blog da arquitetura
Shigeru Ban atua na montagem de tendas no Haiti: 15 dólares cada uma

“Um terremoto não mata pessoas, o colapso de um edifício mata.”

Em entrevista à Arbuckle Industries, Shigeru Ban define claramente as catástrofes naturais como produtos da humanidade, e não da natureza. Veja o que o arquiteto diz sobre dedicar parte de seu tempo projetando para as minorias e para aquelas que vivem situações de desastre:

Para administrar e estruturar seus projetos sociais, Ban implantou a organização humanitária Voluntary Architects Network. Com ela, o profissional recorre ao seu amplo conhecimento e à ajuda de uma equipe de voluntários para construir abrigos, além de templos religiosos, escolas e outros edifícios, temporários ou não, para vítimas de terremotos, tsunamis e outros desastres.

Suas ideias ultrapassam os limites da arquitetura tradicional e encantam pela inovação e criatividade ao utilizar materiais recicláveis. Para se ter uma noção, Ban já projeto casas com tijolos de borracha, tubos de papelão e papel, plástico, lona e até caixas de cerveja. Elementos naturais também são utilizados, como bambu, cana de açúcar e argila.

Onde há pessoas sofrendo com enormes perdas, lá está Shigeru Ban para criar um novo sentido à vida delas utilizando basicamente a sua arquitetura. Nepal, Ruanda, Turquia, Índia, China, Itália, Haiti e Japão são exemplos de países que receberam sua ajuda.

Ou seja, suas boas intenções são levadas à risca e colocadas em prática. Veja em fotos as principais obras sociais projetadas por Shigeru Ban:

catedral shigeru ban blog da arquitetura
Catedral Cardboard – Christchurch, Nova Zelândia, 2013. Projetada para vítimas de terremoto em fevereiro de 2011
Shigeru Ban_Nepal blog da arquitetura
Projeto de abrigo emergencial no Nepal (2015), que pode ser rapidamente levantado por qualquer pessoa em situações de desastre
Escola Primária Temporária Hualin - Chengdu, China, 2008. Ajuda às vítimas de terremoto
Escola Primária Temporária Hualin – Chengdu, China, 2008. Ajuda às vítimas de terremoto ocorrido em maio de 2008
IslBG
Projeto de Reconstrução pós-tsunami em Sri Lanka (2007). Inclui 67 casas, uma mesquita e plantação de árvores
casa japão shigeru ban blog da arquitetura
Casas Paper Log – Kobe, Japão, 1995. Tubos de papel e caixas de cerveja foram utilizadas

+ Contrapartida

Não pense que esta iniciativa recebe o apoio de toda a classe, não. Shigeru Ban contraria uma parcela de arquitetos que não entendem a filantropia como algo que deva ser abraçada por esta profissão.

Patrick Shumacher, por exemplo, critica densamente a arquitetura que se distancia da forma e do “objeto” como intuitos exclusivos. Ele acredita que a manipulação da forma por si só já funciona como modificação cultural e cooperação social, e não há necessidade do que ele chama de “arquitetura politicamente correta” – o que é tratada por Ban como humanitária.

shigeru ban tubos de papel blog da arquitetura
Shigeru Ban e os tubos de papel, materiais mais utilizados em suas obras sociais

Vale lembrar que Ban esteve no Brasil na reunião do Rio+20 em 2013, quando ressaltou a necessidade de se pensar em construções eficientes, mas de caráter temporário em grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, para evitar gastos desnecessários e desperdício de materiais.

Bom, chamamos você para essa discussão: os arquitetos devem assumir responsabilidades sociais ou não?

Fonte: ArchDaily | Fotos extraídas de Shigeru Ban Architects