Top

Praia da Califórnia ganhou intervenção artística que tem chamado a atenção dos locais

A instalação Runaway ficará temporariamente na orla de Santa Barbara, na Califórnia

A cidade de Santa Barbara, na Califórnia, acaba de receber uma intervenção à beira-mar que mistura arte, design e arquitetura. Embora seja temporário, o pavilhão Runaway está colorindo a orla e fazendo sucesso entre os frequentadores.

Projetado pela SPORTS, projeto colaborativo dos designers Greg Corso e Molly Hunker, o pavilhão de arte urbana aborda arquitetura de maneira lúdica, com rigor e pesquisa alinhados a diversão e curiosidade. Com isso, a intervenção promove uma experiência nova e inesperada no espaço onde está instalada.

Aparentemente simples, as três estruturas são formadas por barras de aço fino. Em cores vibrantes, os objetos modulares podem ser dispostos de maneira livre, adaptando-se a diferentes usos e ambientes. As pessoas são convidadas e observar e a interagir, como se as peças fossem obras de arte contemporânea.

As peças de arte urbana oferecem interatividade e diversão ao público

Sob medida

Runaway foi o vencedor do Concurso Internacional de Pavilhões do Museu de Arte Contemporânea de Santa Barbara (MCASB). O programa teve inspiração em iniciativas semelhantes, feitas pelos Pavilhões Serpentine, em Londres, e pelo Programa de Arquitetos Jovens PS1, do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa)

Além da orla de Santa Barbara, a instalação será exposta em outros bairros ao longo de dois anos, proporcionando um colorido vibrante aos novos espaços. Aliás, vale destacar que o Runaway foi feito especificamente para se adaptar às características da cidade.

As três peças fazem alusão às características climáticas da cidade

As cores e formas do pavilhão são uma referência à luz e à névoa, em constante mudança na região. Segundo Hunker, as obras enfatizam um ambiente visual vibrante e saturado, arquitetando as qualidades estéticas desfocadas ou nebulosas do ar de Santa Barbara.

Formada em 2010, a SPORTS cria instalações arquitetônicas e pavilhões em grande escala. Seus projetos originais já foram expostos em várias lugares dos Estados Unidos, sempre recebendo destaque na mídia.

Após serem expostos na orla, os objetos serão instalados em outros bairros de Santa Barbara

Fotos: SPORTS. Fontes: ArchDaily e SPORTS