Top

Que tal ter uma horta com sistema inteligente?

 

horta_01_blog-da-arquitetura
GrowBed, da Noocity Ecologia Urbana, em uma residência em São Paulo (Foto: Noocity)

Hoje em dia, cultivar uma horta em casa, mesmo morando em um espaço pequeno e sem luminosidade ideal, é uma espécie de privilégio moderno. Isso porque a tecnologia tem permitido aproveitar ao máximo esse hobby e, de quebra, ter hortaliças fresquinhas e orgânicas sempre à disposição.

Exemplo disso é a GrowBed, uma horta inteligente cujo principal diferencial é o sistema de sub irrigação. Criado pela startup luso-brasileira Noocity Ecologia Urbana, o sistema segue uma lógica altamente eficaz, que possibilita cultivar alimentos em solo, sendo indicado inclusive para a agricultura urbana.

O sistema é simples: um pequeno reservatório de água (mede apenas 6 cm), instalado no fundo da cama de cultivo, alterna-se com compartimentos repletos de argila expandida, permitindo que a água passe para a zona de cultivo. No segundo nível, caixas de ar medindo 1 cm de altura se estendem pela cama de cultivo. Elas fornecem ventilação constante para as raízes das plantas. Com isso, a GrowBed ajuda a reduzir o estresse hídrico e aumenta a produtividade.

horta_03_blog-da-arquitetura
O fácil cultivo possibilita ter hortaliças sempre saudáveis (Foto: CicloVivo)

Vantagens

A principal vantagem do sistema é que é possível controlar a quantidade de água aplicada na horta. O reservatório permite um cultivo de qualidade mesmo que as hortaliças não sejam regadas por um período de três semanas.

Por isso, o GrowBed é indicado para quem viaja e não pode aguar as plantas no período em que estiver fora – nem sempre há um vizinho disposto a prestar esse tipo de favor, não é mesmo? Entretanto, a empresa destaca que o ideal é cuidar da horta em intervalos de três a cinco dias, para mantê-la saudável e verdejante.

Outro quesito é a disponibilidade de produtos em tamanhos variados, atendendo desde quem quer ter uma hortinha na varanda até pessoas que pretendem cultivar uma horta em espaços maiores.

horta_02_blog-da-arquitetura
Disponível em vários tamanhos, o sistema é bastante utilizado em restaurantes, como este na cidade de Porto, em Portugal (Foto: Noocity)

Fonte: CicloVivoNoocity Ecologia Urbana