Top

A realidade aumentada chega aos livros de colorir

Já imaginou o dia em que as crianças começarem a pedir livros de colorir com realidade aumentada? O futuro que parece distante pode estar mais perto do que imaginamos, ao menos no que depender de um projeto de desenvolvedores da Disney.

Imagem: Reprodução Youtube
Imagem: Reprodução Youtube

O objetivo do aplicativo é, através da realidade aumentada, transformar um desenho em duas dimensões em uma experiência 3D. Após direcionarmos um smartphone ou um tablet a um desenho colorido, simples, em uma folha de sulfite, este ganha vida e movimento e transforma-se facilmente em um personagem em três dimensões.

Este processo é possível através de um método que utiliza algoritmos que rastreiam, em tempo real, alterações na superfície em que são estão os desenhos. Ou seja, ao mesmo tempo em que o desenho é transformado na folha de papel, ele sofre alterações em 3D. O projeto tem sido avaliado pela equipe através de estudos de usuários quanto às experiências que poderão ser proporcionadas pelo aplicativo.

Imagem: Disney Research
Imagem: Disney Research

A realidade aumentada é considerada o meio possível de ligação entre o mundo real e o virtual. Em desenvolvimento, o projeto é visto com bons olhos pois une a atividade de colorir, essencial para aprimorar a criatividade das crianças, à tecnologia cada vez presente mais cedo em suas rotinas.

Imagem: Reprodução Youtube
Imagem: Reprodução Youtube

Ficou curioso para saber como funciona? Confira no vídeo a seguir:

[youtube https://youtu.be/SWzurBQ81CM]

Referências: Disney Research, Hypeness