Top

Salvador Dalí e o sonho, o mistério, a ilusão e o surrealismo

Me lembro a primeira vez que tive oportunidade de ver uma obra do Dalí. Foi há muitos anos atrás, em uma aula de educação artística no ensino fundamental, e não tive oportunidade de agradecer a minha professora da época por ter me apresentado naquele dia o incrível e maravilhoso universo do surrealismo.

Face_and_Fruit_Dish

Não sei o motivo pelo qual eu gosto tanto desse movimento. Talvez seja pelo fato de que mistura tanto a psicologia quanto o questionamento dos padrões ditos “normais” da humanidade e da sociedade. No surrealismo, o entendimento é mais aberto do que os movimentos que antecederam, os cenários beiram a bizarrice, e quando você pensa que é apenas uma imagem bagunçada e sem coerência, se surpreende com as inúmeras possibilidades de interpretação. Exatamente essa criatividade e irracionalidade etérea que me atraem.

 

the_persistence_of_memory_1931_salvador_dali
Uma das obras mais conhecidas de Dalí: A persistência da memória

O movimento surrealista, que é compreendido por pinturas, literatura, esculturas e também filmes, surgiu no início do século XX em Paris e tem uma forte influência freudiana em seu processo criativo, que é influenciado principalmente pela irracionalidade e pelo subconsciente. Aqui o interior da mente humana é investigado, o sonho é colocado pra fora e agrega significados, até o momento que não se sabe mais o que é sonho e o que é realidade.

Dentro do universo surrealista, apesar de não ter sido especificamente o inventor, uma figura se destaca: Salvador Dalí.

 

Salvador+Dali+-+Lugubrious+Game+1929+

Sonho causado pelo voo de uma abelha

dali_disintegration

Apesar de ser o artista surrealista mais conhecido, não foi o “inventor” dessa vertente, e houve um momento da sua carreira que foi literalmente expulso do movimento por não concordar, de maneira aberta, com os pensamentos marxistas dos outros artistas, preferindo adotar um posicionamento anarco-monarquista. Aliás, não foi a primeira vez que o artista catalão foi expulso de algum lugar, antes disso houve também a expulsão da Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri, pois além de sair da linha mais tradicional que a escola pregava, dizia que ninguém ali tinha competência o suficiente para avalia-lo. Uma personalidade ímpar e ligeiramente pitoresca… rs

disappearing_bust_of_voltaire_1941_salvador_dali

Sua obra compreende um grande números de telas, esculturas, objetos de design e até mesmo filmes. São bem famosas as suas parcerias com diretores famosos e pouco convencionais, como o também surrealista Buñuel (em “O cão andaluz” e “A idade de Ouro”) e o grande Alfred Hitchcock.

 

Un-chien-andalou
Famosa e polêmica cena do filme “O cão andaluz”, onde o olho de uma mulher é cortado com uma navalha

salvador_dali_artrio2012

Em 1928, Dalí se mudou para Paris, e então identificamos seu processo criativo de maior sucesso. Interessante mesmo é que ele gostava de pegar obras já bastante famosas, como por exemplo “As meninas”, de Velázquez, “A última ceia”, de Leonardo da Vinci,  e “A rendeira”, de Vermeer de Delft e reproduzi-las, de maneira bem discreta, nas suas pinturas. Elas aparecem em diversos formatos, em sombras, desmembradas, analisadas em diversas dimensões e relevos. A sensação é que Dalí gosta de fazer um jogo de adivinhação, de caça ao tesouro, fazendo com que a gente busque sempre imagens perdidas e escondidas nas suas paisagens. Ele está sempre nos desafiando ao novo e a fugir da imagem óbvia.

 

salvador_dali_galatea_spheres_postcard_1

Também acho bem incrível o jogo de formas que ele faz. Por exemplo na imagem acima, você pode enxergar facilmente o busto de uma mulher, mas também apenas inúmeras bolinhas convergindo e formando um túnel infinito. Nada é normal e existem várias possibilidades de interpretação.

 

salvador-dali-pinturas-7
Minha obra preferida dele: A Tentação de Santo Antão

telefone-lagosta-dali

Também gosta das obras do Salvador Dalí, ou prefere outro artista? Conta pra gente que publicamos ele aqui! =)