Top

Telhado verde, uma solução bonita e sustentável

Em um mundo cada vez mais poluído por gases tóxicos de automóveis e fábricas, buscamos soluções sustentáveis possíveis e simples de fazer.

Você já ouviu falar de telhado verde ou telhado ecológico? 

É  uma solução arquitetônica que ao mesmo tempo que beneficia o meio ambiente, também ajuda no bolso, já que mantém o ambiente fresco e diminui a necessidade de refrigeração. Essa técnica consiste em revestir telhados ou lages com grama e vegetação.

telhado verde vantagens blog da arquitetura

Outra vantagem é que contribui para a despoluição e melhora a qualidade do ar, melhorando o microclima ao redor da residência, fábrica, escritórios ou outras edificações. Isso porque a vegetação absorve as substâncias tóxicas soltas no ar e, em troca, libera oxigênio na atmosfera, criando um ambiente mais agradável. No início do artigo, falamos que o telhado diminui a necessidade de ar condicionado, isso porque serve como um isolante térmico, mantendo uma temperatura agradável no ambiente e, por sua vez, ajuda a combater os efeitos de ilha de calor nas grandes cidades.

Em épocas de chuva, como costuma ocorrer no verão, a vegetação ajuda na drenagem da água, reduzindo a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto, além de filtrar a poluição da água. Ao mesmo tempo que ajuda na drenagem, diminui a possibilidade de enchentes evitando acidentes. A vegetação também serve como o habitat natural para vários insetos e espécies de pássaros. Quem possui telhado verde nem imagina a vida que está acontecendo sobre suas cabeças.

telhado verde blog da arquitetura

No fim, telhados verdes contribuem e muito para a preservação da biodiversidade nas cidades e para a gestão das águas pluviais.

Separamos alguns exemplos de telhados verdes pelo mundo. Inspire-se!

blogdaarquitetura-city
City Hall, em Chicago

blog da arqitetura casa

blog-da-arquitetura-millenium-park
Millenium Park

blog da arquitetura casa 2

shopping Village Mall, clientes dividem o espaço com o verde
shopping Village Mall, clientes dividem o espaço com o verde